Categorias: Tutoriais

Fazer backup do banco de dados

Quem já perdeu cabelos por que já era todo o conteúdo que tinha no site/blog levanta a mão \o.

Hoje vou explicar como fazer backup do banco de dados. É bem simples!
Esse tutorial não é apenas para quem usa WordPress. É para qualquer site que usa banco de dados.

Tutorial novo:
Como fazer backup completo pelo cPanel.

Para começar, você precisa entrar no painel de controle da sua hospedagem. Então procure pelo phpMyAdmin e clique nele.

Ao clicar no phpMyAdmin, abrirá um painel de controle de banco de dados. Todos os bancos de dados que você usa, aparecerão em uma lista, no lado esquerdo. Se você só tem um, é fácil, só clicar nele. Se você tiver vários, precisa saber o nome do qual banco de dados você quer fazer backup para depois clicar nele.

Quem usa WordPress, dá pra saber o nome do banco de dados que está usando, se você abrir o arquivo wp-config.php que está na raiz da onde foi instalado seu WordPress.
Procure pela linha de código parecida com essa:

define('DB_NAME', 'nome_do_banco_de_dados');

Note que no lugar de nome_do_banco_de_dados estará o nome do seu banco de dados.

Sabendo o nome do banco de dados, vá novamente ao painel de controle e clique no nome que quer fazer backup.
Ao clicar abrirá o banco de dados com todas a tabelas dele, e cada uma com seu conteúdo.
Em cima das tabelas, do lado direito, clique em exportar.

A próxima página que abrir, selecione o formato sql e clica em executar. Ele vai gerar um arquivo com extensão .sql pra você fazer download e salvar no seu computador.

Eu costumo salvar em uma pasta “backup nome_do_site” e dentro dessa pasta, crio outra pasta e o nome dela eu coloco a data em que o backup está sendo feito.
Ficando mais ou menos assim: Meus Documentos\Backup site\11-06-2012.
Assim quando precisar do backup, não fico perdida.
Mas também pode fazer backup e deletar o anterior. Mas eu sempre gosto de deixar uns 3 últimos backups feitos. Vai que..

O ideal é você manter pelo menos um backup do banco de dados por mês do seu site ou blog. Embora os servidores fazem backups direto, é uma segurança a mais pra você.

Quem usa WordPress, recomendo de vez em quando fazer um backup da pasta wp-content pelo ftp da onde está instalado seu WordPress. É só seguir aquele outro tutorial de ftp, e baixar essa pasta pro computador. É nessa pasta que ficam os themes, plugins e imagens que você faz upload no blog. Se você tem backup dessa pasta e do banco de dados, você só vai perder seu conteúdo se seu computador tiver um problema sério a ponto de deletar ou corromper seus arquivos.

Se quiser uma forma mais simples de fazer backup, tem um tutorial novo que fizemos, ensinando fazer o backup pelo cPanel.