Tutoriais

Como criar uma App no Facebook

Esse é um tutorial básico de como criar uma App no Facebook.

Por que criar uma App no Facebook?

É recomendado ter uma App no Facebook se você usa aquela opção que gera uma caixa para comentários em cada post do site/blog. Com a App você consegue moderar os comentários feitos em cada post (assunto para outro tutorial).

É claro que a App não é apenas para isso, essa é apenas uma das coisas para qual ela é útil. Mas nesse tutorial irei falar apenas de como criar a App para que possa pegar a ID e usar ela quando plugins ou outro código pedir isso.

Criando a App

Visite a página para criar Apps no Facebook e clique no botão “Create new App” (criar nova app).

Obs.: pode ser que ao tentar criar uma App o facebook peça para você verificar sua conta caso ela ainda não seja verificada. Saiba mais sobre como verificar sua conta na página de ajuda do Facebook.

Na janela que abrir preencha o campo “App name” (nome do aplicativo) e clique em “Continue” (continuar).

fbapp2

Na próxima janela, preencha o campo com as letras/números que aparecerem e clique em “Continue” (continuar).

fbapp3

Na nova página a App já estará criada, mas precisa preencher alguns campos:

fbapp4

  • Contact Email: digite seu e-mail para contato, cuidado para não preencher e-mail errado.
  • App Domains: digite o endereço do site/blog que será usado a App. Esse endereço não pode ter http:// e é recomendado digitar ele sem www, por que assim poderá ser usado a mesma app em subdominios caso queira.
  • Website with Facebook Login: ao selecionar essa opção aparecerá um campo para digitar o endereço do site/blog que será usado a App, nesse caso é necessário inserir http:// na url.

Quando terminar as alterações é só clicar em “Save Changes” (Salvar alterações) e está pronto sua App.

Feito isso, sempre que algum plugin (ou outro código) pedir a ID da App no Facebook, basta você entrar na página de Apps e copiar a ID da sua App.

Obs.: a ID da App e a App Secret que aparece na imagem acima é apenas um exemplo. Não copie esse código por que irá gerar um erro onde você tentar usá-lo. Use o código da App que você criar.

Comentar

7 comentários

  1. hayley

    saudades do blog =/ aqui anda meio desatualizado…

    Responder
  2. Jose Luiz

    Não tem essa opção na página foi modificado a pagina desenvolvedores no facebook

    Responder
    1. Dani Danczuk

      Resposta para Jose Luiz

      Qual opção não tem?
      Pra mim aparece o mesmo ainda.

      Responder
  3. Bárbara

    Olá,

    Estou desde ontem tentando usar este tutorial, porém não obtive sucesso; Primeiro de tudo, não consigo verificar a minha conta. Várias vezes tentei colocar o número do meu celular, mas aparece uma mensagem dizendo que foram mandadas várias mensagens e houve falha. Não chega a mensagem! Digitei o DDD e depois o número, não deu certo; digitei apenas o número, não deu também. Gostaria de saber se você poderia me ajudar de alguma forma, se possível. Assim como nosso amigo disse, a página foi mudada para “desenvolvedores”.
    Muito obrigada!
    Bárbara

    Responder
    1. Dani Danczuk

      Resposta para Bárbara

      Eu realmente não tenho como ajudar nesse caso. Se você não recebeu a mensagem pode ser coisa da sua operadora.

      Quanto a página de desenvolvedores, pra mim ela mudou a página inicial, mas o link que coloquei nesse tutorial não é da página inicial, é o link direto da onde cria aplicativos, e continua o mesmo pra mim quando acesso.
      Se puder fazer um printscreen da página de desenvolvedores que está vendo, talvez eu possa entender melhor e te dizer alguma coisa a respeito.

      Responder
  4. Tathy

    Eu consegui. O que não consigo de jeito nenhum é saber quando alguém deixa um comentário, a não ser ir de post em post verificar. Não existe um jeito fácil?

    Responder
    1. Dani Danczuk

      Resposta para Tathy

      Realmente o Facebook não avisa, deveria ser padrão. É possível fazer isso com script e PHP, mas é complicado de explicar. Se você tiver algum conhecimento de programação, pesquise no google por “Facebook comments notify” que você encontra algumas coisas a respeito.

      Responder