Categorias: Tutoriais

Dúvidas sobre domínio e hospedagem para sites e blogs, para iniciantes

Quem está começando agora com site e blog tem muitas dúvidas a respeito de como funciona o domínio e hospedagem.
Vamos explicar um básico para que você não fique perdido no assunto.

O que é o Domínio?

Domínio é basicamente o endereço na web do seu site ou blog.
Por exemplo, www.difluir.com é nosso domínio. E também temos o domínio www.difluir.com.br.

O domínio pode ser qualquer nome que queira, desde que esteja disponível para você comprar.
O domínio sempre será em letras minusculas, sem espaços, sem caracteres e sem acentos. É permitido usar o traço (-) no lugar do espaço em branco.
Uma vez que o nome é comprado, ninguém mais pode comprar. E você paga por esse nome uma vez por ano.
Se você não paga a renovação dele, você perde o direito de ter ele e um tempo depois este nome volta a ficar disponível para qualquer um comprar.

Existem várias extensões de domínios, .com, .com.br, .org, .net… no início da web cada extensão era usada para um certo tipo de site. Por exemplo, .org era organizações não governamentais que usavam essa extensão no domínio. Hoje, principalmente devido a quantidade de domínios registrados, você usa o qual quiser, e é possível usar mais de um para o mesmo site.

Algumas extensões de domínios são usadas até hoje apenas por determinados países, como domínios com extensão .com.br que quer dizer que o domínio é de um site Brasileiro, então vai ser muito difícil você encontrar um site ou blog do Reino Unido por exemplo, usando essa extensão, a não ser claro que a pessoa dona do domínio seja um Brasileiro morando por lá.
Mas isso não significa que, porque você é Brasileiro seu domínio precisa ter essa extensão. Você pode ter a extensão que quiser para seu domínio, se estiver disponível para compra, é claro.

A escolha da extensão do domínio vai do gosto de cada um e da disponibilidade do nome para compra.

Onde comprar o domínio?

A maioria dos sites que oferecem o serviço de hospedagem também tem a opção para compra de domínios.
A forma mais fácil de ter o domínio e hospedagem sem muita burocracia, é comprar tudo no mesmo lugar.

Caso prefira comprar o domínio em lugar e pagar a hospedagem em outro, procure saber se o lugar onde você vai comprar o domínio permite que você altere o DNS dele. A alteração do DNS é necessária para que o domínio funcione em qualquer hospedagem.

Se você tem interesse em comprar domínio com final .br – o .com.br por exemplo – recomendamos que compre direto do site Registro.br. Este site é o responsável pelos domínios com final .br.
O Registro.br tem um painel administrativo que permite alteração de DNS para que você possa hospedar o site onde quiser.

O que é a Hospedagem?

Hospedagem é basicamente o lugar onde vai ficar todos os arquivos do seu site ou blog.
Por exemplo, se você vai usar o WordPress, na hospedagem é onde você vai colocar todos os arquivos do WordPress e o tema que deseja usar. E é onde ficam as imagens inseridas no site ou nos posts do blog. Todos os arquivos necessários para o funcionamento da página ficam na hospedagem.

A hospedagem você paga por mês, por semestre ou por ano. Depende de onde você pegar a hospedagem e dos planos oferecidos.
Se você não pagar a hospedagem seu site ou blog simplesmente não abre, mesmo que seu domínio esteja pago em dia.

Praticamente todas as hospedagens tem um painel administrativo onde permite que você possa fazer upload de arquivos, criar usuários para FTP, emails personalizados, banco de dados…
As opções no painel administrativo depende basicamente da hospedagem e do plano contratado. Cada um pode oferecer um serviço diferente do outro.
A maioria das hospedagens possui um suporte para eventuais problemas.

Como funcionam os planos de hospedagem?

Os planos de hospedagem podem variar bastante e as “regras” depende de cada hospedagem.
Na dúvida consulte o suporte da hospedagem para saber mais.

O tráfego é o quanto de visita seu site ou blog possui. Quanto mais visitas, maior é o tráfego. Por isso muitas hospedagens podem ter planos que limitam o tráfego.
Na maioria das vezes o valor limite do tráfego em um plano de hospedagem, é referente ao mês. O que significa que se chegar naquele limite ou ultrapassar ele, seu site sai do ar e só volta funcionar no mês seguinte. Mas para ter certeza se sua hospedagem funciona assim, consulte o suporte dela.

O espaço é para armazenar arquivos do site ou blog.
Os arquivos do site podem ser por exemplo, todos os arquivos necessário para o funcionamento do WordPress (mais ou menos 6.0 MB), somado com todas as imagens que você inserir em cada post.

Recomendamos que não faça upload de imagens muito grandes se não houver necessidade de fato.
Quanto maior e mais pesada uma imagem, mais espaço ela ocupa na hospedagem e isso também influencia no tráfego. Além disso, deixa o site ou blog mais pesado na hora de abrir ele.

Qual hospedagem escolher?

Se você pretende usar o WordPress, dê preferência para hospedagem com servidor Apache ou LiteSpeed Web, e verifique também se a hospedagem permite criação de banco de dados MySQL, que é necessário para instalar o WordPress e se tem acesso ao FTP ou sFTP.

Recomendamos que procure por uma hospedagem que possua servidor LiteSpeed Web e estejam alocados no Brasil (se seu público alvo estiver no Brasil). Servidor LiteSpeed Web é bem mais rápido do que Apache ou Nginx.

O Difluir e outros sites pessoais que possuímos estão hospedados na Nuvem Hospedagem, que possui servidores LiteSpeed Web alocados no Brasil, e tem um suporte que faz toda a diferença.