Categorias: Artigos

Freelancer. Ser ou não ser?

É normal algum parente me ligar e durante a conversa dizer “Você não arrumou um emprego ainda?” e achar que quando eu digo “Estou trabalhando em casa, como autônomo” quer dizer que não faço nada da vida, ainda mais se souberem que acordei às 10 da manhã (mas não sabem que fui dormir às 2 pra terminar um trabalho).

A profissão de um Freelancer não é realmente conhecida no mercado de trabalho. Muitos sempre acham que ficam dormindo até tarde e não fazem nada da vida enquanto cai um depósito na conta bancária em um passe de mágica.

A verdade é que um Freelancer realmente pode tirar suas férias quando bem entender, trabalhar onde quiser e como quiser.
Mas tudo isso tem um preço. Precisa se disciplinar, ser bom no que faz, e ter capacidade de fazer trabalhos com prazos curtos. Mas não é bem assim que acontece com todo Freelancer. É normal você encontrar um Freelancer trabalhando até tarde, acordando tarde, indo almoçar quase 6 da tarde, trabalhando em feriados e finais de semana. Às vezes pode até gerar algum problema de saúde. Isso é a falta de disciplina e é o maior desafio para ser um Freelancer.

Ser um Freelancer precisa de muita dedicação. Não é fácil fazer tudo sozinho. Tem que encontrar clientes, orçar, desenvolver, produzir, cobrar e ainda ser melhor que os concorrentes ou perde o mercado para eles. E em alguns casos ainda é preciso tempo para atualizar conhecimentos na área.
Também existe muita pressão para um Freelancer que na maioria das vezes é contratado pra fazer trabalhos em prazos curtos, geralmente por pessoas que não conseguiram alguém pra fazer e acabou deixando tudo pra cima da hora ou um serviço extra. Um Freelancer precisa ter uma capacidade de adaptação enorme, porque não tem tempo pra treinamentos, e os trabalhos são sempre grandes e exigentes. É preciso entregar rápido e não errar, e às vezes o cliente muda de ideia ou nem sabe o que quer. Precisa saber lidar com isso.

Pode parecer uma tortura quando lê quanta coisa é preciso saber e fazer quando se é um Freelancer, mas tem vantagens no final das contas:

  • Realmente pode ganhar muito mais do que trabalhando em uma empresa
  • Se você acordou sentindo que é um daqueles dias que não vai conseguir fazer nada, você simplesmente pode ficar sem fazer nada o dia todo
  • Pode ficar o dia todo de pijama e comer o que quiser na hora do trabalho
  • Pode dar aquela fugidinha do trabalho pra assistir um vídeo na internet ou até mesmo um filme que goste
  • Pode tirar férias quando quiser
  • Pode trabalhar em qualquer lugar
  • Não tem que aguentar chefe mal humorado
  • Não tem colegas de trabalho chatos, fofoqueiros e invejosos
  • Pode ouvir música com som alto enquanto trabalha

O legal de ser Freelancer é poder fazer o que gosta como quiser e lucrar com isso. Além disso é maravilhoso quando você ver seu trabalho sendo reconhecido.

Imagem: yourdon.