Categorias: Tutoriais

Como criar uma App no Twitter

Esse é um tutorial básico de como criar uma aplicação no Twitter.

Por que criar uma App no Twitter?

Por que agora o Twitter exige autenticação de usuário para mostrar informações dele em outro lugar. Ou seja, se você usa um “últimos tweets” no blog, vai precisar fazer autenticação. Então o código pra mostrar os últimos tweets, precisará ter informações de uma aplicação no Twitter + a autenticação do usuário.

E para complicar mais, o Twitter limitou a quantidade de usuários por aplicação. É em torno de 100 mil usuários. É bastante, eu sei. Mas dependendo do que você vai fazer com sua aplicação, isso pode ser pouco, vai ter que pensar a respeito antes. Se você vai usar apenas para aquele seu site/blog, não precisa se preocupar com isso.

Criando a App

Visite a página de aplicativo do Twitter, faça login com seu perfil e vá em “My Application” e clique no botão “Create a new application“.

Na página que abrir preencha os campos e clique em “Create your Twitter application“:

apptwitter01

Access Token

Para gerar o access token para o seu twitter nessa app, vá na aba “Details” e clique no botão azul “Create my access token“:

apptwitter02

O access token funcionará apenas para o seu twitter e com essa app. Não funciona para outro perfil no twitter.

Códigos de acesso

Os novos scripts e funções para mostrar “últimos tweets” e ou pegar alguma informação do seu perfil no twitter, podem pedir que você digite as informações da app.
Essa informações são “Consumer key“, “Consumer secret“, “Access token” e “Access token secret“.

apptwitter03

Basta copiar os códigos que pedirem e colocar nos locais indicados do seu site/blog.

Tipo da App

Se por acaso você está tentando usar uma app para não apenas mostrar informações de um perfil mas também para postar no twitter, você precisa mudar o tipo da app, alterando a permissão de “Read only” para “Read and Write”.

apptwitter04

Uma opção para quem não entende nada de códigos

Caso você não queira fazer nada disso e nem sabe como montar um código para mostrar “últimos tweets” ou alguma outra informação, você pode gerar um widget no próprio Twitter com o seu login, copiar o código e colar no seu site/blog.

O ruim do widget é que ele não é personalizado de acordo com o seu site/blog. Mas é uma opção pra quem faz questão de ter no site e não tem como fazer de outra forma.