Como usar o FeedBurner

O Feedburner é um sistema que permite você cadastrar o feed do seu site/blog e saber quantas pessoas estão seguindo suas atualizações através do feed. Também permite que você coloque em seu site/blog uma caixa de inscrição de e-mails, para que a pessoa cadastrada receba as atualizações por e-mail. E você ainda pode ver quantos cadastraram e ainda baixar os e-mails em uma lista do excel ou em CSV.

Tem muitas pessoas que não curtem mais o Feedburner, por que depois que o Google comprou ele, eles meio que o abandonaram e não teve nenhuma atualização significativa. Mas ainda assim, considero esse um dos meios mais fáceis e práticos de saber quantos seguem seu blog pelo feed, e de fornecer a opção para visitantes receberem atualizações por e-mail. E para quem usa WordPress são alguns plugins a menos.

Antes de cadastrar o sua página no Feedburner, você precisa saber qual é o endereço de feed padrão da página.
Quem usa WordPress, a URL padrão é http://site.com/feed/, é bom verificar antes, pois dependendo do caso, esse endereço pode ser outro.

Sabendo a URL padrão do feed, entre no Feedburner e faça login com uma conta do gmail (o Feedburner hoje pertence ao Google e só funciona com uma conta do gmail).

Feito o login, preencha o formulário com o endereço do feed completo e clique em Next.

feedburner01

Depois escolha qual a URL será do seu feed, no feeburner.
No exemplo abaixo, a minha URL será http://feeds.feedburner.com/blog_difluir.
Definido a URL, clique em Next.

feedburner02

Na próxima página a URL está pronta.
Basta clicar em Next novamente.

feedburner03

As opções da página seguinte não são obrigatórias, é apenas pra melhorar o medidor de estatísticas do Feedburner.
Se quiser, deixe marcado como no exemplo abaixo e clique em Next.

feedburner04

Na página seguinte, estará pronto seu feed!

feedburner05

Agora vamos dar uma melhorada nele.
Clique na aba Optimize e depois clique em SmartFeed e ative a opção.
Isso é pra melhorar seu feed fazendo ele ser compatível com a maioria dos leitores de feed.

feedburner07


Newsletter com Feedburner

Agora vamos ativar o formulário para os visitantes cadastrarem o e-mail.
Vá em Publicize, depois em Email Subscriptions e ative a opção.
Feito isso, seu site já funcionará o cadastro de e-mails.

feedburner08

Algumas opções que podem ser alteradas no Email Subscriptions:

feedburner09

Se for em Email Subscriptions e depois em Communication Preferences, você poderá alterar o e-mail que envia as atualizações e a mensagem.

feedburner10

Se for em Email Subscriptions e depois em Delivery Options você pode mudar o fuso horário e o período que os e-mails devem ser enviados para quem se cadastrou.

feedburner11

Pronto!

Agora você pode compartilhar a URL do seu feed para as pessoas seguirem suas atualizações. E também pode colocar a opção para quem quiser cadastrar o e-mail e receber as atualizações.

Temos um post antigo sobre Assinar feeds, de quando ainda funcionava o Google Reader, mas dá pra ter uma ideia sobre feed.
Hoje recomendamos como leitor de feeds o Feedly, que pode ser usado com aplicativo no smartphone ou tablet, e também no navegador. No Pequenina Vanilla tem um post explicando como usar o Feedly.
E ainda tem o Flipboard, que era minha grande paixão até pouco tempo atrás, mas depois da “morte” do Google Reader, deixou de ser o mesmo.

Deixe seu comentário

18 comentários

  1. Dani, Teu post salvou minha lavoura, pois conheço pouco de WordPress. tenho um pequeno blog chamado “geracaodeconteudo.wordpress.com”. Não sei porque, pois nunca pesquisei, mas no painel de controle do blog existe essa opção nativa, disponível como um widget pra gente colocar lá na página. Logo vê-se que nunca precisei realizar nenhuma configuração. Hoje estou entrando no maravilhoso mundo do desenvolvimento Web e estou descobrindo as duras penas o quanto dá trrabalho cuidar de um website, a começar pelo meu. Tua dica foi muito esclarecedora. concordo com a Tamirez. I want, I need, I choose their tips !!! Forte Abraço e muito sucesso…

  2. Olá, eu gostaria de saber qual a diferença entre o feed e a newsletter do FeedBurner? No geral eu sei que um feed e uma newsletter é diferente, mas queria saber dentro do FeedBurner como é usado, se quem assinar os dois receberá o mesmo conteúdo duplicado, ou só se deve assinar uma vez?
    Obrigada!

    1. O feed é para o visitante cadastrar o endereço em um leitor de feed, tipo o Feedly, e quando tiver post novo e a pessoa abrir o Feedly, vai ter lá a atualização pra ela ler.
      A newsletter, a pessoa recebe o post no email pra ler.
      Se a pessoa cadastra pra receber a newsletter, e cadastra o feed no Feedly (ou outro leitor de feed), ela vai receber a atualização 2 vezes. Então o visitante escolhe qual prefere. Se prefere ler no email ou se prefere usar um leitor de feed.

  3. Oi, meu nome é Thereza e gosto muito do Difluir, quando tiver dinheiro venho fazer um layout aqui…
    Esse post me ajudou muito, mas eu queria perguntar: Como colocar margem nas postagen usando HTML?

    Desde já agradeço,
    Thereza.

    1. Verifique se não tem um plugin instalado no seu painel com link pra esse feed diferente.
      Ou pode ser que o tema que está usando está configurado pra abrir esse outro feed. Procure nas configurações dele.

  4. Diariamente pessoas tentam cadastrar seus e-mails mas não conseguem pois não recebem a confirmação do feed, por favor, o que pode está acontecendo. Obrigado.

  5. Menina, como eu posso deixar as imagens dos posts responsivas? Me disseram que estão enormes! Eu testei e vi, realmente.. Queria que se adaptassem. Mexo onde? Não consigo arrumar. Só você para me salvar.

    1. Oi Mari,
      Quando estiver criando/editando um post, naquela popup de imagens, selecione uma imagem, e do lado direito escolha a opção “tamanho médio” ou “tamanho grande”, só depois clique para inserir no post.
      De qualquer forma, recomendo redimensionar as imagens antes de fazer upload no WordPress, para o tamanho ideal para seu layout.
      Também tem alguns plugins que otimizam imagens, conheço esse https://br.wordpress.org/plugins/wp-smushit/
      Isso não é deixar elas responsivas, é apenas otimizar para tamanho ok pra web. Tem post a respeito aqui no blog https://blog.difluir.com/2017/02/otimizando-imagens/

  6. Muito boa essa informação de Feedburner só funciona com uma conta do gmail. Vc detalhou passo a passo direitinho. Vou fazer com a sua explicação. Obrigada

  7. Como ainda sou leigo ao usar “Feed”. Estou com um ´serio problema e gostaria de saber se vc pode me ajudar.

    veja:

    Atualizei o nome (título) do meu “Blogger” (lá no “Feed”) e consegui (“sabe lá como”) deletar o nome antigo que tinha inscrito lá. Só que agora, quando vou compartilhar o link da pagina de meu blog, continua aparecendo o nome antigo e, além, disso, junto aparece uma imagem do meu Blog, que não autorizei (inclusive cheguei até deletar a imagem) mas ela continua lá infelizmente aparecendo. Preciso saber como devo proceder para aparecer no link da pagina de meu Blooger o titulo atualizado.

    Meu Whts (55) 991172423 (Arnaldo Toni)

    Agradeço pela atenção e aguardo teu contato.

    1. No FeedBurner em “Publicize / Email Subscriptions / Email Branding” talvez você consiga alterar a imagem. Acho.
      E indo em “Troubleshootize” e clicando no botão “Resync now” ele faz uma limpa no cache, então todas as alterações que você fizer, deverão ser atualizadas pra todos.
      Fora isso, infelizmente não tenho como te ajudar.